madre tereza de calcultá

“Assim mesmo”, por Madre Teresa de Calcutá

 

Assim mesmo

“Muitas vezes as pessoas
são egocêntricas, ilógicas e insensatas.
Perdoe-as assim mesmo.

Se você é gentil,
as pessoas podem acusá-lo de interesseiro.
Seja gentil assim mesmo.

Se você é um vencedor,
terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros.
Vença assim mesmo.

Se você é honesto e franco,
as pessoas podem enganá-lo.
Seja honesto e franco assim mesmo.

O que você levou anos para construir,
alguém pode destruir de uma hora para outra.
Construa assim mesmo.

Se você tem paz e é feliz,
as pessoas podem sentir inveja.
Seja feliz assim mesmo.

O bem que você faz hoje,
pode ser esquecido amanhã.
Faça o bem assim mesmo.

Dê ao mundo o melhor de você,
mas isso pode não ser o bastante.
Dê o melhor de você assim mesmo.

Veja você que, no final das contas,
é tudo entre você e Deus.
Nunca foi entre você e os outros.”

Importante: Alguns amigos que visitam o Viver e Pensar informaram que esta linda poesia, na verdade, não pertence originalmente a Madre Teresa de Calcutá, mas sim, a Kent M, Keith.


Gostou deste Post?
Imagino que também irá gostar de: 

 

Ps. Não esqueça de deixar o seu comentário. Ele nos ajudar a melhorar cada vez mais.

 

57 comentários em ““Assim mesmo”, por Madre Teresa de Calcutá”

    1. Eu preciso do mundo
      O mundo precisa de mim
      Eu preciso do mundo raso e fundo
      O mundo precisa inteiramente de mim
      Eu preciso do mundo
      Eu preciso mundo desde o meu começo até meu fim
      O mundo precisa infinitamente de e
      Eu preciso do mundo de verdade
      Para que em mim não haja mancha de falsidade, o mundo precisa do meu sim!

  1. tenho esse poema, que amei, desde o primeiro momento que li…nem sei como me chegou as mãos, impresso por “la Pastina, de S.Paulo”. Atualmente estou estudando o UCEM e logo que comecei a compreender seus princípios, percebi que há uma correlação intima entre eles, não deixando dúvida de que tais ensinamentos vieram da mesma fonte divina.
    irene guerreiro

  2. Não sei se o poema foi originalmente feito por ela, mas foi ela quem o popularizou aqui, no ocidente, pelo menos. Originalmente, lá na fonte… foi deito por Deus, mesmo. Rsrs

  3. Pode até ser que não foi escrito por Madre Tereza, mais com certeza é o que ela fazia. Não é fácil seguir, para isso temos que nos abastecer do amor e a misericórdia de Deus.

  4. É uma bela mensagem, porém a autoria não é de Madre Tereza, mas de Kent M. Keith e publicada em 1968 em um panfleto intitulado “The Silent Revolution: Dynamic Leadership in the Student Council”

    1. Seja ou não dela, isso não importa o que realmente importa é o exemplo a ser vivido, porque ela viveu tudo que está escrito neste lindo texto!

  5. Eu vi este poema na canção nova,achei maravilhoso e postei no meu face,muitas pessoa foram tocadsa…amei ♥

  6. A simplicidade desse poema, reflete toda história de vida desta mulher,,Madre tereza de Calcutá, que semeou por onde passou,amor,!amor!,mais amor! Lindo Pema! preciosos ensinamentos.!

  7. É uma oração. O que acalanta as pessoas que vivem em perfeita comunhão com Deus. Deverá ser lida todas as vezes que precisármos de força.

  8. ESCULTEI ESSE POEMA NA RADIO LIDO POR FREI DAMIAO, MIM CHAMOU MUITO ATENÇAO POIS É MUITO HUMANO E É DE HUMANIDADE QUE ESTAMOS PRECISANDO.

  9. NÃO SOU CATÓLICO, MAS AMO AS PALAVRAS E PENSAMENTOS DE MADRE TEREZA, MULHER DE DEUS, EXEMPLO PARA TODOS OS CRISTÃOS! ESSE PENSAMENTO ME INSPIRA E ME FAZ SENTIR UM GRANDE AMOR PELAS PESSOAS QUE ME CERAM.

  10. adorei este poema!
    vou utilizar na palestra que vou fazer no centro espirita CEDALC EM RIO DOCE OLINDA(centro espirita Deus, amor, luz e caridade) você está de parabéns pelo blog.

  11. Fico encantado com a simplicidade e profundidade deste texto ! vivam com elegância por dentro e por fora…atitudes e emoções .

  12. Eu também gosto muito deste texto e descobri que ele não é da autoria de Madre Teresa. O título dele é “Mandamentos Paradoxais”, vou colar aqui o texto que encontrei com a explicação e o nome do verdadeiro autor. Se você pesquisar o autor no google vai encontrar mais detalhes sobre ele.

    A autoria dos “Mandamentos Paradoxais” é, muitas vezes, atribuída à Madre Teresa de Calcutá, pois esta mantinha uma cópia dos mesmos em sua parede. Todavia, foram escritos por Kent M. Keith, quando este tinha 19 anos de idade, e publicados pela primeira vez pela Harvard Student Agencies, em 1968.

    Espero que ajude. A propósito, gostei do blog. Parabéns!

  13. Ó lapis nas mãos de Deus, beata Madre Tereza, como é difícil seguir seus ensinamentos tão lindos. Este mundo em que vivemos nos suga a alma, estou sufocado, cansado de tanta sujeira. Madre Tereza alimentou tantos em sua época. Que Deus alimente as das pessoas que passam fome.

  14. Muito bom!!!!

    Às vezes ficava com medo ou acanhado em demonstrar uma vida vitoriosa, em ser feliz, em ter as coisas (e buscá-las), pois sempre ficava me perguntando qual seria a reação dos outros.
    Agradeço a Deus por esta linda, encorajadora e conselheira mensagem.

  15. OI!
    Sou palestrante espírita e vou utilizar esse poema lindo no encerramento da minha palestra daqui a pouquinho. Vou falar sobre obediencia e resignação às leis de Deus. E esse poema é um exemplo dessa obdiência ao bem..ao amor e Deus é o amor….
    Obrigado por postar essas coisas lindas na internet que está precisando muito de coisas lindas, porque alguém (que não sei quem é) disse um dia que: “O mundo será salvo pela beleza”.
    Abraço fraterno e beijo no coração de vocês todos…

Se gostou, por gentileza, comente aqui!