Não desista de viver! 6 dicas para você voltar a sorrir

 

Há alguns dias tive uma triste notícia que aconteceu no bairro em que moro, em Curitiba-PR.

Uma linda menina de aproximadamente 17, 18 anos havia desistido de viver. Suicidou-se!

Segundo informações que recebi, ela sofria do mau do século, a chamada “depressão”.

Ela estava numa rotina de tratamento já há algum tempo. Porém, de forma planejada e sem avisos, ela decidiu arrancar de si mesma o direito de continuar vivendo.

É claro que nessas horas passa pela nossa cabeça um bombardeio de informações e questionamentos, porém, não encontramos muitas respostas. Talvez, elas nem existam!

Uma coisa que tenho descoberto é que não sabemos o que realmente se passa dentro de cada pessoa. Quais são seus reais medos, seus pensamentos, receios,  dores,  traumas,  suas alegrias e idéias.

Cada indivíduo é único e particularmente responsável por suas escolhas, sejam elas boas ou más.

Tenho observado uma geração que tem dificuldade em resolver problemas, em enfrentá-los e de entender que estes problemas podem servir de gatilho para uma vida cheia de alegria, amor e graça.

Lembro-me de uma citação que diz: “Só tem problema quem está vivo!”. Bom, se você está lendo, é porque está vivo e, se está vivo, é porque também tem problema, – de alguma forma ou de outra – sejam eles grandes ou pequenos.

Realmente, não consigo desvendar tudo que se passa dentro de uma pessoa, mas posso, através das experiências que venho tendo ao longo do tempo, de forma pessoal e também, caminhando ao lado e aconselhando jovens, dar dicas práticas para que você fuja destes males que querem te acorrentar, te isolar, te denegrir, te afugentar, roubar sua auto-estima e barganhar o seu valor.

No fundo, no fundo, ninguém quer deixar de sorrir, ninguém quer deixar de viver! Vem comigo?

1 – Procure não MAXIMIZAR o problema!

Ouvi há muito tempo atrás um Pastor dizer: “Quando você estiver muito oprimido, angustiado, desolado e entristecido por causa de algum problema, procure sair de casa e ir visitar um hospital de câncer, experimente servir e ajudar alguém na rua, deixe de almoçar e sirva um mendigo que está há dias sem comer algo, que logo, logo, seus problemas se tornarão tão pequenos que você nem vai lembrar mais deles.” Precisamos entender que se o problema se chama “problema” é porque tem solução. Se não tiver solução, tenha dentro de si a certeza de que fez o melhor para tentar resolvê-lo. Uma dica é “colocar a vida no ponto-morto”. É importante que entendamos que, quando não estamos bem, não podemos sair por aí tomando decisões incabíveis e impensadas. Aguarde, tenha calma! – Isso vai passar!

2 – Não confie em si mesmo

Não estou falando para você deixar de acreditar em você, pois, isso é muito importante. O que estou dizendo é que você não deve viver mais para satisfazer os seus sentimentos, que são alimentados por pensamentos destrutivos e disfuncionais. Você pode acordar e dizer para si mesmo que você é especial, que você vai passar por cima deste problema e que,  dia após dia, você estará lutando para que suas forças sejam restabelecidas e você tenha coragem para vencer os inimigos mais profundos da sua existência.

3 – Mude sua forma de pensar e assuma, encare o problema de frente

“Só pode ser curado quem assume que está doente!”. Um grande problema nos dias atuais é o fato de acharmos que temos que viver como super-heróis, 24h por dia. Temos receio de mostrar ou manifestar nossos problemas, nossas dificuldades, nossos desafios e derrotas. Vestimos um cinto de alegria e uma máscara de felicidade! Ou seja: O que as pessoas acharão de mim se descobrirem isso? Se descobrirem que estou deprimido? Se souberem dos meus problemas?

Você já percebeu que você pode estar arrebentado certo dia, mas um amigo te pergunta: “Tudo bem com você? – Sim, estou ótimo(a),  você responde”. Mas, será que está tudo bem mesmo?

Assuma seus temores e problemas! encontre amigos maduros, dignos de confiança para que você possa compartilhar com eles tudo o que sente e vive. Assim,você não precisará passar por isso sozinho(a).

4 – Entenda que atrás de um problema sempre existe uma grande OPORTUNIDADE

Há muito tempo carrego comigo esta frase: “Todo problema esconde uma grande oportunidade. Cave o problema, enfrente-o, e a oportunidade surgirá naturalmente”.

Você  não tem como decidir se terá problemas ou não; Certamente eles irão aparecer. Mas você pode decidir a forma como os enxergará. Você pode decidir enxergar este problema como o fim da linha, ou pode visualizá-lo como o início de uma grande jornada de oportunidades que gerará em você maturidade, verdade e liberdade. Decida sorrir, decida viver, decida arrancar dos problemas grandes oportunidades.

5 – Você tem um valor inestimável 

Uma das coisas que percebo quando alguém começa a ter pensamentos destrutivos, é que a pessoa perde o seu senso de valor, seu senso de realização e realidade. Os pensamentos maus vão tendo liberdade e vão anulando os pensamentos bons, as conquistas, as realizações, as afirmações daquilo que realmente você é.

É necessário que você entenda e compreenda que você é precioso(a), que você tem um alto valor. Tenho certeza que Deus não “lançou” você nessa terra para que você sofresse. Existe uma saída! Creia nisso! Ainda que difícil, afirme para você mesmo o valor que você tem, quem realmente você é. Não desista de você!

6 – Busque reforço nAquele que tudo pode fazer 

Particularmente, eu também já pensei em desistir muitas vezes. Sim, eu também pensei que aquele GRANDE problema não teria solução. Também já me senti deprimido, sem vontade para nada, sem vontade de sair do quarto, me senti sem valor. Estou falando por conhecimento de causa, mas não só por isso, falo também como um testemunho de alguém que tem DECIDIDO optar pela VIDA. Tenho entendido que todo nosso esforço é vão se não for direcionado Aquele que Tudo Pode fazer por nós. Se Ele nos criou, nos fez a Sua doce imagem e semelhança, Ele, mais do que ninguém nesse mundo, deseja nos ver sorrindo. Ele não desiste de mim, Ele não desiste de você! Ele se importa comigo, também se importa com você! Decida viver a vida de Deus! Decida viver Jesus em você!

Volte a sorrir! (Mateus 6:33)


Caso você esteja passando por uma fase difícil nesta área e queira um conselho amigo, uma palavra de Deus, ou mesmo, orações, você pode entrar em contato comigo através dos comentários deste post, ou através do e-mail juniordm@gmail.com e terei muita alegria em poder te ajudar. Não desista de viver antes de conversar comigo. Eu tenho vencido e você vencerá também! Deus te ama demais!

Em amor,

Junior Della Mea
@juniorDellaMea

Anúncios

Se gostou, por gentileza, comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s