Último discurso de Martin Luther King

Freqüentemente imagino que todos nós pensamos no dia em que seremos vitimados por aquilo que é o denominador comum e derradeiro da vida, essa alguma coisa a que chamamos morte.
Freqüentemente penso em minha própria morte e em meu funeral, mas não num sentido angustiante.
Freqüentemente pergunto a mim mesmo o que é que eu gostaria que fosse dito então, e deixo aqui com vocês a resposta.
Se vocês estiverem ao meu lado quando eu encontrar o meu dia, lembrem-se de que não quero um longo funeral.
Se vocês conseguirem alguém para fazer a oração fúnebre, digam-lhe:

* para não falar muito;
* para não mencionar que eu tenho trezentos prêmios, isto não é importante;
* para não dizer o lugar onde estudei.

Eu gostaria que alguém mencionasse aquele dia em que

* eu tentei dar minha vida a serviço dos outros;
* eu tentei amar alguém;
* eu tentei ser honesto e caminhar com o próximo;
* eu tentei visitar os que estavam na prisão;
* eu tentei vestir um mendigo;
* eu tentei amar e servir a humanidade.

Sim, se quiserem dizer algo, digam que
EU FUI ARAUTO:

* arauto da justiça;
* arauto da paz;
* arauto do direito.

Todas as outras coisas triviais não têm importância.
Não quero deixar atrás

* nenhum dinheiro;
* coisas finas e luxuosas.

Só quero deixar atrás

* uma vida de dedicação.

E isto é tudo o que eu tenho a dizer:
SE EU PUDER

* ajudar alguém a seguir adiante;
* animar a alguém com uma canção;
* mostra a alguém o caminho certo;
* cumprir meu dever de cristão;
* levar a solução para alguém;
* divulgar a mensagem que o Senhor deixou

então,
MINHA VIDA NÃO TERÁ SIDO EM VÃO.

Martin Luther King

31 comentários em “Último discurso de Martin Luther King”

  1. Em toda a história da humanidade, este é o maior homem já vivido aqui na terra, antes de nosso Senhor Jesus Cristo, filho tão amado que morreu por nós. não tive o privilégio de vivenciar essa luta pela a igualdade, mas sou feliz por Deus ter nos enviou um Martin Luther King, para lutar por causas humanista as quais ele lutou.

  2. A educação e negada ao povo, porque uma educação de qualidade e voltada para vida faz surgir homens como Martin Luther King e isso não é conveniente para os políticos, ou seja, homens que pensem por conta propria.

  3. uma pessoa para a humanidade se espelhar principalmente os politicos aprenderen a faser uma politica limpa sem roubo correndo atrás dos direitos iguais ,devido a desigualdade social , que surje o crime ,os hipócritas só pensa neles q se f os outros ….

  4. Eu estou fazendo um trabalho para a escola e gostei desse discurso vou copiar pro word e fezer meu trabalho sobre marti luther king

  5. Quero profundamente dizer, que são poucos homens criados para isso, dos poucos que o mundo oferece e Deus os declara, são assassinados a sangue frio, acredito na raça humana ninguem está proíbido desabafar o sentimento justo.Gostaria que muitos se discursassem abertamente como Martin L.K.Jr. Deus abençõe todos que defendem o povo indefeso.

  6. Conmovente!
    Mais… na internet anda circulando outro sermão referido a cima da montanha, donde fala que tein visto a terra prometida (3 abril68 na igreja Ebenezer.)
    Podem me por favor dizer se é o mesmo?
    Muito obrigado e para bens pela divulgaçao.

  7. Esse é o exemplo a ser seguido. Todos nos devemos ser o ARAUTO das boas novas, assim como o idealista Martin Luther King o fez, por toda sua vida. Infelizmente não deixaram que ele presenciasse o resultado de sua luta, mas nos somos testemunhas de tudo isso.

  8. Que maravilha! Absolutamente atual e brilhante…um exemplo pra minha geração…! Vida longa e próspera ao pensamento de Martim Luther King!!

  9. É fantástico o último discurso deste cristão comprometido:LUTHER KING.
    Que bom se os pastores das igrejas cristãs e os representantes do povo brasileiro seguissem seu exemplo.

  10. Pena que nao viveu mais.Os anos que viveu foram muito bem aproveitados.Mostrando com fidelidade e coragem a sua missão.Deus é a prova viva de que não é a cor nem a raça nem idade que vale na luta por algo melhor, nem foi pra si próprio. Por isso não fique de braços cruzados em meio a acontecimentos semelhantes ou não.

  11. Gostaria de saber como adquirir a gravação na integra do seu ultimo discurso,quem sabe até a filmagem, ficaria muito feliz em poder disponibilizar estas imagens para outras pessoas, a fim de que elas possam ver que estas coisas maravilhosas vieram de um outro ser humano conforme nós.
    Agradecido.

  12. maravilhoso e inspirador, qdo terminamos de ler sentimos ate vergonha de orgulho destes processos massificados que somos obrigados engolir todos os dias e aceitamos sem ao menos disser não.

  13. È Emocionante ver que alguem que viveu tão sabiamente e mudou a realideda da sua epóca, em favor do seu próximo, foi usado de forma tão grandiosa por Deus até no momento de escrever sobre a sua morte.
    Deus é fiel.

Se gostou, por gentileza, comente aqui!

