2 dicas infalíveis para ter um casamento feliz e bem-sucedido

Juntar as escovas! Talvez, a mais incrível, maravilhosa e assustadora sensação que alguém pode viver.

Incrível, porque é um momento único, especial, mágico e intenso; A realização de um sonho!

Maravilhosa, porque é um momento de alegria, de restauração familiar, de reencontrar parentes de longe, de poder festejar sem, pelo menos momentaneamente, pensar nas dívidas ou nos problemas.

Assustadora, porque, de certa forma, são duas pessoas que estarão se tornando uma só, mas que levam para dentro do casamento, cada um, a sua bagagem. Bagagem das experiências vividas, das conquistas, dos medos e dos traumas. Bagagem dos trejeitos e das manias. Bagagem das aceitações e rejeições. Bagagem do certo e do errado (o que é certo para um, talvez não seja o certo para o outro). Bagagem emocional, espiritual e familiar.

Então, o casamento é este gostoso desafio de juntar todas estas bagagens, se dispor a aprender um com o outro, respeitando suas virtudes e suas dificuldades, para que juntos possam construir um lar de verdade, uma família abençoada, um casamento feliz e bem-sucedido.

Eu e minha esposa tivemos uma ótima experiência pré-casamento. Tivemos a oportunidade de fazer um ótimo curso pré-matrimonial que nos ajudou muito. Muito mesmo! O bacana é que a intenção do curso era tentar nos separar (o que achei estranho no começo), pois, só aí, entenderíamos que esta seria a decisão correta que tomaríamos para o resto de nossas vidas.

Então, gostaria de compartilhar com você duas dicas infalíveis que eu e minha esposa usamos para que nosso casamento seja o melhor lugar onde a gente queira estar. Que possam ajudar você também!

Se você pensa em casar um dia, se é noivo(a), se já é casado(a), saiba: estas dicas, postas em prática, te ajudarão a experimentar de todas maravilhas que um casamento bem-sucedido pode proporcionar. Vamos lá?!

1) ABANDONE OS “SE´s”

É necessário entendermos que o casamento não é uma condicional. Nele, você escolhe, decide e declará viver o resto de sua vida ao lado da pessoa amada, – até que a morte os separe.

Seria irracional pensarmos que num casamento não haverão conflitos. As bagagens, muitas vezes, são bem pesadas, de ambos os lados. As dificuldades e os desânimos, certamente virão.

Por isso, é importante abandonar os “Se´s”,

  • “Se” você não fizer arroz igual ao da minha mãe, você não serve!
  • “Se” você não trocar a lâmpada tão rápido quanto meu pai, não vai dar certo.
  • “Se” você continuar com esse seu jeito, não vai rolar!
  • “Se” você não pendurar a toalha no lugar certo, o negócio vai ficar feio pro seu lado!
  • “Se” isso ou “Se” aquilo, voltarei para casa dos meus pais. Lá eu tinha paz!

A única forma de abandonar os “Se´s” de um relacionamento é se comunicando. Sentar, olhar um nos olhos do outro e conversar. Sua esposa deve ser sua melhor amiga. Seu marido, deve ser melhor amigo. Alinhar a comunicação e estabelecer que os “Se´s” não entrarão e nem voltarão a casa de vocês, já é um grande, um excelente passo. Não importa quão difícil esteja a situação, sempre haverá uma saída quando decidimos, juntos, abandonar os “Se´s”.

Entenda, o casamento não é e não pode ser um cabo-de-guerra. Se um perde, ambos perdem. Se um ganha, ambos ganham. Decida ganhar!

Decida abandonar os “Se´s”!

2) FAÇA ACORDOS

Acordos são contratos, formais (escritos e assinados) ou informais (de boca, assumindo com honra a palavra), pré-estabelecidos que favorecem ambas as partes. “Tudo que é combinado não sai caro”, diz o ditado.

Os acordos funcionam muito bem e proporcionam que o casal não faça do casamento um fardo, um peso, mas que possam se divertir. Há um pensamento que diz: “Você não entra no casamento para ser feliz, mas para fazer o outro feliz”. Se este pensamento for real e aplicável a vida de vocês, certamente, vocês não terão dificuldades em abrir mão de algumas coisas, para ver o outro sorrir.

Exemplos para homens:

  • Quando formos ao Shopping, e você quiser comprar roupa, eu prefiro ficar na praça de alimentação ao ter que ficar 2 horas vendo você revirar toda loja para levar uma blusinha.
  • Jogarei futebol 2 vezes na semana.
  • Quero que, caso esteja faltando alguma coisa em casa, você me ligue antecipadamente para que eu possa passar no mercado. Ao chegar em casa, não sairei para ir ao mercado.
  • Assistir jogo na televisão duas quartas-feiras por mês.
  • Quando eu for comprar roupa, a cada ano, quero ir sozinho.

Exemplos para mulheres:

  • Quero que aos domingos você me ajude na limpeza da casa;
  • Quero que você de comida e água ao nosso cachorro toda manhã.
  • Gostaria que as lâmpadas queimadas fossem trocadas em no máximo 3 dias (se possível!).
  • Estipular dois dias da semana para termos um tempo de qualidade em família. Sem celular, sem televisão e sem seus amigos.
  • Quero viajar para casa da minha mãe trimestralmente (pois, mora longe!)
  • Quero que venha dormir comigo as 11h da noite, e não fique no computador.

É importante que haja bom senso na definição dos acordos e eles devem favorecer os dois lados. A comunicação deve ser efetiva e é necessário lembrar que os acordos servem para ajustar e organizar a vida do casal, respeitando os desejos de cada um, e não para que seja um meio de cobrança. Sim, seu cônjuje algum dia irá errar! – em algum momento, irá esquecer de um dos acordos firmados. É bem possível que você também erre e esqueça. Por isso, é fundamental que estejam abertos a sentar, conversar, perdoar e realinhar os acordos sempre que for possível.

Para aplicar:

Faça uma lista das coisas que são importantes para você e peça que o amor da sua vida faça uma outra lista com as coisas que são importantes para ele(a). Sentem, conversem, batam um papo legal e firmem os acordos. Se, por algum motivo, a coisa emperrar e os ânimos se alterarem (o que é possível, por estamos lidando com desejos que são importantes para cada um), páre e recomece num outro dia, até que consigam alinhar e firmar os acordos.
Com o passar dos dias também é possível ir criando novos acordos, possibilitando que o casal possa desfrutar, cada vez, de uma vida plena.

Meu desejo e minha oração é que você possa aplicar com ânimo estas duas dicas na sua vida e que vocês, juntos, possam experimentar de toda sorte de bençãos que só um casamento feliz e bem sucedido pode proporcionar.

Assim que tiver aplicado, me mande um e-mail no juniordm@gmail.com, ou deixe um comentário neste post, contando sua experiência.

Sua opinião é muito importante! Se você gostou deste artigo, peço, por gentileza, que você possa compartilhar com seus amigos e também deixar o seu comentário aqui embaixo, pois, dessa forma, você nos motiva e também contribui para que continuemos avançando no nosso propósito de gerar vida e de fazer com que outras pessoas possam viver mais, possam viver melhor.

Deus abençoe você grandemente e faça você prosperar em todas as coisas.

Em amor,

Junior Della Mea
@juniorDellaMea

Anúncios

Se gostou, por gentileza, comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s