How stuff works

Tenho dificuldade em lidar com a vida. As crises, de um modo geral, entre muitos de nós, são semelhantes. E, se não o bastante, em nossa vivência de fé, lidamos com elas sob muitos fracassos. Torna-se insuportável. Proponho, inicialmente, um possível motivo para isto.

Entender como se funcionam as coisas é essencial, ou possível, para nós. Por meio desta mentalidade conseguimos viver e nos desenvolver. Isto quando falamos de coisas. A idéia do texto está baseada na tentativa de observar a vida não buscando entender “como funcionam suas engrenagens, nem quais são seus parafusos mal ajustados para consertá-los”, mas apenas entendendo seu propósito e, assim, viver.

O pensamento “como funciona” afeta muitas das áreas da vida. Este nos dá capacidade de compreender os procedimentos, ou os caminhos possíveis, para realização de algo. Um problema é agir pensando que pessoas, ou Deus, são coisas que precisamos aprender como funcionam. Afinal, tenho de lidar com a vida e suas crises. Se aplicássemos, e o que de fato fazemos, trataríamos adolescentes, jovens, casais ou grupos como se fossem coisas, nas quais aprendemos como funcionam e quais são as ferramentas para consertar. Esta atitude descarta qualquer possibilidade de expressar amor, cuidado e carinho por uma vida. Trás-me apenas a responsabilidade com o problema e não com a pessoa. A Bíblia, com sua riqueza, não é uma espécie de “caixa de ferramentas”, na qual usamos contra as deficiências da vida. Além do mais, é uma tentativa, consciente ou não, de manipular Deus, e sua Palavra, de uma forma descontextualizada a favor de outros que, na verdade, são coisas para nós.

Proponho conhecer o funcionamento da fé, do amor e obediência a Deus, os quais proporcionará, a nós, comprometimento com a vida e a erradicação da alienação social. Deixemos de amar as coisas e usar as pessoas; deixemos de tratar mal as pessoas; deixemos de lado a religiosidade; deixemos de lado os preconceitos e amemos mais.

Acredito que muitas crises acabarão se pensarmos desta forma. O que você acha?

Rogério Rossi
rogeriozambon@gmail.com

Anúncios

Um comentário em “How stuff works”

Se gostou, por gentileza, comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s